Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Noticias Home

  

Desaparecidos

Emprego Endereços Úteis Bate Papo Fale Conosco

História Santana do Araguaia PA
 

 

As origens do Município estão intimamente ligadas ao Município de Conceição do Araguaia.

Conforme o Decreto-Lei nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, que estabeleceu a divisão territorial do Estado, a vigorar no período de 1944 a 1948, o Município de Conceição do Araguaia estava constituído de dois distritos: Conceição do Araguaia e Santa Maria das Barreiras.

Com a Lei nº 2.460, de 20 de dezembro de 1961, no governo de Aurélio do Carmo, o Município de Conceição do Araguaia teve parte de seu território desmembrado para ser criado o Município de Santana do Araguaia.

O Município recém-criado teve como sede o lugar denominado Santa Maria das Barreiras, outrora distrito do Município de Conceição do Araguaia, que passou a ocupar a condição de sede do município denominando-se Santana do Araguaia.
Com a grande enchente do rio Araguaia, por volta de 1980, a sede do Município de Santana do Araguaia foi bastante atingida e a prefeitura, mudou-se para a localidade Campo Alegre que, através da Lei nº 5.171, de 5 de novembro de 1984, passou a distrito, tornando-se a nova sede do Município, na categoria de cidade e tendo mudado seu nome para Santana do Araguaia (enquanto que a antiga Santa Maria das Barreiras teve seu nome restabelecido como tal).
Em 10 de maio de 1988, com a Lei nº 5.451, o Município de Santana do Araguaia tem seu território desmembrado para a criação do Município de Santa Maria das Barreiras.

Atualmente, o Município é constituído somente do distrito-sede.